

Vidas Opostas conta a história de Miguel, um jovem milionário, considerado gênio da matemática, que passou os últimos cinco anos fazendo doutorado na Inglaterra. Apaixonado por escaladas, quando volta ao Brasil pretende se dedicar a este esporte. Será numa escalada que conhecerá Joana. Ela é uma jovem guia de esportes de aventura, moça pobre, moradora num dos bairros mais conturbados do Rio de Janeiro. Apesar de já ser noivo de uma elegante e rica estilista, chamada Erínia, Miguel se apaixona pela pobretona Joana, e ela por ele.
Seria apenas uma linda história de Cinderela, se ela não tivesse um grave problema na vida. Anos antes, tinha sido namorada de um colega de colégio que depois se tornou traficante de drogas, foi preso e passou 4 anos na cadeia. É solto justamente quando Miguel rompeu o noivado e começou a namorar Joana. O bandido volta ao bairro onde morava liderando uma quadrilha e toma numa batalha a boca de fumo, transformando-se no todo poderoso "gerente" do local. Ele aí resolve ter Joana de volta, à força se necessário, ameaçando Miguel de morte. Por outro lado, a ex-noiva de Miguel não se conforma com o rompimento e tudo fará para separar o casal de heróis.
O confronto de Miguel e Joana com o traficante resultará numa revolta da comunidade contra os bandidos e a morte destes, junto com um policial corrupto. O acontecimento terá terríveis desdobramentos, atraindo contra o casal as mais absurdas acusações.Mas a novela não contará apenas a história de Miguel e Joana. Haverá muitos outros personagens entre românticos, engraçados e violentos alguns pautando a vida por elevados princípios éticos e morais outros, por interesses sórdidos e mesquinhos.
Uma das personagens mais fascinantes é a mãe de Miguel, a milionária Ísis Campobelo. Ela é viúva e preside uma poderosa holding de empresas que o falecido marido lhe deixou. Apesar de linda, ela vive sozinha desde a trágica morte do cônjuge, desesperançada de encontrar um amor à altura dos que já viveu. Mas uma grande surpresa está para acontecer: a volta do homem que foi sua paixão na juventude, um tal de Bóris, aventureiro destemido e romântico, dado como morto há 30 anos. Ele a ajudará a proteger o filho e a enfrentar os vilões de todo tipo que a cercam, como o vice-presidente, Mário, que trai covardemente a confiança que Ísis deposita nele e prepara um golpe para derrubá-la e tomar sua fortuna Félix, um advogado aproveitador e dissimulado Maria Lúcia, mulher sensual e maligna, parente da própria Ísis, que não hesitará em se aliar aos que tramam contra ela.
Contará a história da luta que - a propósito da complicada situação em que Miguel e Joana se meterão - será travada entre a honestidade e a corrupção dentro da Justiça e da Polícia. De um lado, o perverso delegado Nogueira, perigoso psicopata que se esconde atrás de uma máscara de homem de bem, refinado e culto de outro, o atrapalhado mas íntegro e corajoso promotor Leonardo, batendo-se contra os inimigos da lei e tendo de dar conta das divertidas, apesar de danadas, três mulheres que atormentam sua vida: a mãe, a filha e a ex-esposa, além da doce delegada Carmo, por quem se apaixonará.
Vai contar também a história dos simpáticos moradores do bairro em que Joana vive, como a mãe dela, Lucília, o pai, Haroldo, que será brutalmente assassinado pelos bandidos Carlinhos, o jovem dividido entre o futebol e o mundo crime Madalena, uma órfã da guerra urbana que será entregue à milionária Ísis e muitos outros.
Igualmente o universo dos marginais será retratado, a vida nas cadeias, as gangues, as batalhas entre quadrilhas.
Enfim, uma história que mistura amor e violência, riqueza e pobreza, sonho e realidade brutal, honestidade e corrupção, ordem e caos, heroísmo e vilania.
Novela de: Marcilio Moraes
Direção Geral: Alexandre Avancini
Direção: Alexandre Avancini, Edgard Miranda e Vicente Barcellos.
Colaboradores: Antonio Carlos da Fontoura, Joaquim Assis, Luiz Carlos Maciel, Melissa Cabral e Paula Richard.